Páginas

Fórmula - Negócio Online

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ourilândia: Colonos fecham estrada que dá acesso à Vale










Os colonos do PA Campos Altos, Colônia Santa Rita e moradores da Vila Minerasul interditaram, na manhã de quarta-feira (5) a principal vicinal próximo ao km 16 que liga a cidade de Ourilândia a área onde e feita a exploração do minério pela Vale.
Os colonos estão exigindo da Vale o remanejamento e indenização integral e imediata para as famílias que ainda se encontra no PA Campos Altos, Vila Minerasul, e algumas do PA Tucumã, querem também a construção de um centro de convivência na colônia Santa Rita, a conclusão imediata dos projetos sociais iniciados na colônia Santa Rita, e uma garantia de um fundo de uso coletivo para superação de suas perdas.
Segundo depoimentos de moradores que já moram há mais de 20 anos na área, desde o ano de 2006 que eles vinham sendo assediado pelo projeto Onça Puma e a partir de 2008 pela Vale no intuito de desfazerem de suas propriedades, só que esse processo tem sido seletivo, primeiro foi retiradas as famílias da área que a Vale precisava de imediato para fazer a implantação dos seus projetos, com isso as outras famílias sentiram impacto social na área da saúde, educação transporte, sem falar que ficaram isolados nas terras privado do convívio social.
Com a segunda retirada das famílias os problemas aumentaram, inclusive com a destruição de alguns prédios onde funcionavam escolas tornando mais difícil a ida dos alunos para a escola, e também apareceram os problemas ambientais.
Os colonos reclamam que passaram a ser vigiados, ameaçados e humilhados pelos guardas da empresa e que já estão se sentindo sem liberdade.

0 comentários:

Postar um comentário