Páginas

Fórmula - Negócio Online

sábado, 1 de outubro de 2011

Moradores de Santana do Araguaia interditam BR 158 por falta de segurança


Foto Ilustrativa


 
A falta de segurança no município de Santana do Araguaia, localizado no extremo sul do Pará, levou a população a interditar a rodovia federal BR-158 por mais de quatro horas na manhã de quarta-feira (28). A manifestação composta por comerciantes, empresários, políticos, estudantes e representantes de diversos seguimentos da sociedade reuniu centenas de pessoas que mesmo debaixo de um sol escaldante gritavam por socorro e atenção por parte do poder público estadual.
Durante o manifesto, a população de Santana do Araguaia apresentou uma pauta de reivindicações e colheram várias assinaturas que serão levadas ao conhecimento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e também do governador do Pará Simão Jatene.
A questão da insegurança está afetando diretamente o comércio local, devido aos sucessivos assaltos às agências bancárias, onde o movimento teve uma queda assustadora afetando diretamente a economia do munícipio que é baseada na agricultura, pecuária e setor público municipal.
De acordo com os manifestantes, a falta de segurança acontece em virtude do número reduzido de policiais militares que fazem o serviço de segurança da cidade. O Destacamento da Polícia Militar conta apenas com 17 policiais para atender uma população de aproximadamente 57 mil habitantes, o que está muito abaixo do que é recomendado pela ONU, que é de 1 policial para cada 1000 habitantes.
A reportagem comprovou as denúncias que foram feitas pela população. No prédio onde funciona o Destacamento da PM, as condições de serviço são precárias. A corporação dispõe apenas de duas viaturas e o armamento é insuficiente para combater a bandidagem. O abandono com a corporação está expresso no sucateamento dos veículos que deveriam servir para proteger a população. No pátio do destacamento, duas viaturas estão no “toco” por falta de manutenção e investimento.
Segundo o comerciante Deusino Medeiros, que há mais de trinta e cinco anos reside no município, o comércio tem sido prejudicado com as ações dos bandidos, que constantemente atacam a cidade levando todo o dinheiro que circula no comércio local.
“Há muito tempo nós temos sofrido com a onda de assaltos a banco em nossa cidade e as autoridades nunca tomaram providências para solucionar o problema de insegurança, foi necessário que a população se manifestasse desta forma fechando a rodovia”, frisou.
Ainda de acordo com Deusino, a população está abandonada pelos órgãos de segurança e fez um apelo às autoridades. “Nós pedimos que nos ajude. Que nos enxergue como seres humanos, como moradores e cidadãos que pagam seus impostos. Que você tenham dó da população de Santana do Araguaia”, suplicou.
O prefeito Jeová Aguiar, que também participou da manifestação, disse que a cidade ainda está se recuperando do assalto realizado há 15 dias. Segundo Jeová, em apenas nove meses Santana do Araguaia foi alvo de quatro assaltos a bancos e um a carro-forte que comprometeram a estabilidade econômica do município.
Para Aguiar, a falta de fiscalização nas fronteiras do Pará com os estados do Mato Grosso e Tocantins, atinge diretamente Santana do Araguaia que fica vulnerável aos ataques de bandidos. “O objetivo desse ato é chamar a atenção das autoridades. Queremos segurança para nossa população”, disse.A reportagem ouviu os responsáveis pela segurança em Santana do Araguaia. Segundo o comandante do Destacamento da Polícia Militar, capitão Luís Antônio, nos próximos dias uma equipe de cinco homens do Grupo Tático de Redenção chegará ao município para ficar por tempo indeterminado. Porém, segundo o oficial, só uma companhia permanente da PM poderá solucionar o problema da falta de segurança.
Já o delegado do município, Luís Antônio Ferreira, ressaltou que a estrutura da delegacia também é precária e não tem condições de oferecer um atendimento adequado à população. Segundo ele, a delegacia conta apenas com três investigadores e um escrivão. O local que tem capacidade para 18 presos, está com 25 detentos amontoados em cinco cela minúsculas.


Dinho Santos

0 comentários:

Postar um comentário