Páginas

Fórmula - Negócio Online

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Empresários e profissionais de imprensa prometem fechar PA-287


Empresários, advogados e profissionais de imprensa de Redenção e municípios vizinhos estão se mobilizando no sentido de reivindicar junto ao governo do estado que retome as obras de reforma e ampliação de ponte de 81 metros, na PA-287, sobre o rio Arraias, entre Redenção e Conceição do Araguaia. A comissão disse que está disposta a ajuizar ação na justiça e até mesmo radicalizar, caso o governo não assuma e resolva o problema. 
Os moradores temem ficar isolados, pois a obra foi paralisada, após ter sido removido todo o assoalho da ponte para a reforma e o tráfego transferido para uma ponte improvisada de apenas 40 metros, construída durante o verão quando o rio estava quase seco. 
PROBLEMA: Há cerca de dois meses a empresa construtora paralisou a obra alegando falta de pagamento por parte do Governo do Estado. O diretor regional da SETRAN, em Conceição do Araguaia, disse que já informou a gravidade da situação à direção do órgão em Belém, mas foi informado de que não existe previsão para retomar a obra e que o problema é financeiro. 
REPERCUSSÃO: Há vários dias vem sendo noticiado na imprensa, inclusive em rede estadual de TV, o risco de a região ficar isolada com o início do período chuvoso, pois obviamente o rio já começou a encher e a pequena ponte de madeira ficará submersa ou será levada pela força da água, mas mesmo assim as informações são de que o Governo do Estado não tem dinheiro para concluir a reforma da ponte principal.
PROVIDÊNCIAS I: Após uma reunião na Casa da Amizade em Redenção na manhã de segunda- feira (7), um grupo de empresários e advogados, juntamente com a Associação dos Profissionais de Comunicação do sul do Pará (APCOM) formou uma comissão para cobrar solução do Governo do Estado. 
PROVIDÊNCIAS II: Após ser ventilado na imprensa de que a PA-287 poderia ser interditada por manifestantes, o Secretário de Estado de Transporte, Francisco Melo “Xicão”, convidou a direção regional da SETRAN de Conceição do Araguaia e o proprietário da construtora para uma reunião urgente em Belém na manhã hoje terça-feira (8) e prometeram resolver o impasse, para evitar os desgastes. 
REALIDADE: O convênio para recuperar a ponte sobre o rio Arraias, que já estava em situação precária, foi feito no final da gestão da Governadora Ana Júlia e o valor é de R$ 900 mil, mas segundo informações o governo ainda não fez nenhum pagamento referente ao convênio. Levantamentos indicam que cerca de 40% da obra já foi feita. Segundo um engenheiro consultado pela nossa reportagem, caso trabalhe de forma acelerada a obra poderá ser concluída somente entre 30/40 dias de serviço. Otávio Araújo

0 comentários:

Postar um comentário