Páginas

Fórmula - Negócio Online

sábado, 2 de junho de 2012

Vale completa 70 anos de operações

A Vale completa 70 anos de operações nesta sexta-feira, 1º de junho. A companhia iniciou suas operações em 1942, com a produção de minério de ferro na cidade de Itabira, Minas Gerais. Hoje é a segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada da América Latina. Com sede no Brasil e atuação em 38 países, a empresa emprega atualmente mais de 138 mil pessoas, entre profissionais próprios e terceirizados.
Maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel, a Vale produz ainda cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, fertilizantes, cobalto e metais do grupo da platina. Além disso, atua também no setor de Logística, Siderurgia, Energia e Fertilizantes.
Todas as atividades da Vale são guiadas por uma política de transparência, respeito ao direito dos acionistas, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento dos empregados e melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que opera. A empresa acredita na inovação, como base do desenvolvimento, para criar a mineração do futuro e alcançar a visão de ser a maior e melhor mineradora do mundo
A Vale no Pará
No Pará, no município de Parauapebas, está localizada a Província Mineral de Carajás, que engloba a operação simultânea de quatro minas a céu aberto: N4E, N4W, N5E e N5W e uma em fase de abertura, que é a de N5 Sul. Atualmente, a mina de Carajás é a maior produtora de minério de ferro em operação do planeta.
Também sai do Pará, a maior linha férrea de passageiros do Brasil, a Estrada de Ferro Carajás (EFC), com 892 quilômetros de extensão passando por 25 municípios até São Luis, no Maranhão. O trem de passageiros beneficia cerca de 1.100 pessoas diariamente entre os dois estados. Pelo mesmo trajeto, segue o maior trem de carga do mundo, com 330 vagões, que além do minério de ferro, transporta manganês, ferro gusa, cobre e carga geral, como soja e combustível.
A atuação e crescimento da Vale na região reflete diretamente no desenvolvimento de seus parceiros. Em 2011, as compras da Vale no Pará  atingiram o patamar de mais de R$ 5,9 bilhões. O valor representa 16% de todas as compras da Vale realizadas no Brasil, que no  ano passado alcançou a marca de R$ 36 bilhões.
As operações da Vale no Estado garantem ainda muitos postos de trabalho na região. No terceiro trimestre deste ano, a empresa encerrou o período com mais de 19 mil postos de trabalho entre próprios e terceiros permanentes no Estado. Além disso, a empresa mantém outras cerca de 9 mil vagas em projetos que estão em fase de implantação na região, fora as oportunidades de emprego que os empreendimentos da empresa geram de forma indireta na regiões onde atua.

0 comentários:

Postar um comentário