Páginas

Fórmula - Negócio Online

sábado, 30 de abril de 2011

Redenção: Prefeitura realiza "Páscoa Encantada"



Inovação nas comemorações está se tornando uma marca da administração do prefeito Wagner Fontes. A mais recente surpresa ocorreu com a ‘’Páscoa Encantada’’ que transformou o Complexo Administrativo da Prefeitura em um local de encontro das famílias e aconchego das crianças.

Através de uma decoração alegre, “Páscoa Encantada” transmitiu à população o período da Páscoa em um momento para reflexão, solidariedade e integração entre as famílias e à sociedade.

Houve distribuição de bombons, ovos de páscoa, chocolates e muitas brincadeiras para as crianças. Pessoas fantasiadas de coelhinhos da páscoa interagiram com as crianças, criando um clima alegre e de admiração no público infantil. A decoração alusiva à festa da páscoa se transformou em uma atração para todos que passavam pelo local e faziam questão de registrar o ambiente.

“A páscoa é um momento de união, fraternidade, amor e alegria entre as famílias, e a prefeitura proporcionou esses momentos felizes e alegres à população”, disse o prefeito Wagner Fontes.

Redemption: City performs "Easter Enchanted

Innovation in the celebrations are becoming a hallmark of the administration of Mayor Wagner Fontes. The latest surprise came with the Easter''Enchanted''that has transformed the City Hall Administrative Complex into a meeting place of families and children shelter.

Through a brightly decorated "Easter Enchanted" has sent the population the Easter period at a time for reflection, integration and solidarity among families and society.

They distributed sweets, easter eggs, chocolate and lots of fun for children. People dressed as Easter bunnies interacted with the children, creating a joyful atmosphere and wonder in children. The decoration alluding to the Easter feast has become an attraction for everyone passing by and made sure to record the environment.

"The Passover is a time for unity, brotherhood, love and joy among the families, and the city provided those happy moments and happy population, " said Mayor Wagner Fontes.

Fonte, Otávio Araújo

Jatene Lança campanha contra aftosa



O governador Simão Jatene fez o lançamento da primeira etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Pará. A vacinação de um boi e um búfalo pelo governador marcou o início simbólico da campanha 2011, que tem por objetivo tornar todo o Pará uma área livre da febre aftosa e garantir o acesso da carne bovina paraense no mercado internacional.

Dados - Atualmente, somente a área I, que compreende 44 municípios do Centro-Sul do estado, é considerada livre da aftosa, com reconhecimento da Organização Internacional de Epizootias (OIE). As áreas II - que corresponde ao Nordeste do Estado - e III, que compreende o Baixo Amazonas e Marajó, têm classificação de médio risco para a doença. O rebanho paraense é o quinto maior do país, com cerca de 18,8 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos.

Prefeito de Santana renuncia e vice assume

O prefeito de Santana do Araguaia, Gilcleider Ribeiro (PSDB), o “Alegria”, renunciou ao cargo na tarde de ontem. A Câmara de Vereadores empossou o vice-prefeito Jeová Aguiar (DEM), que saiu em carreata pelas ruas da cidade.

Aguiar disse que estava em Goiás quando foi informado pelo próprio “Alegria” sobre a entrega do cargo. Segundo Aguiar, o ex-prefeito teria alegado problemas pessoais. “O pai dele faleceu recentemente e ele me falou que estava passando por outros problemas de cunho familiar”, disse Jeová Aguiar.

O novo prefeito de Santana disse que jamais concordou com a forma de administrar de seu antecessor e por isso rompeu com a administração nos primeiros meses da gestão de Gilcleider. Ele anunciou que pretende substituir todo o secretariado e os funcionários de segundo escalão já na semana que vem.

“Alegria” falou por telefone ao DIÁRIO: “Entrego o cargo de prefeito por motivos pessoais e não por questões políticas”, disse. Alegria teve uma administração conturbada, inclusive com a Câmara Municipal, que chegou instaurar uma CPI para investigar supostas irregularidades. O ex-prefeito diz que deixa as contas em ordem, salários pagos e R$ 2 milhões em caixa.

Fonte, Diário do Pará

'Dia D': vacinação vai aonde o povo está

Hoje é o Dia Nacional de Mobilização contra a gripe, batizado de “Dia D”. Em todo o país, 65 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a população. Em Belém, a população terá acesso à vacina não apenas nas unidades de saúde, mas também em locais extras.

A vacina é voltada para idosos, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade e grávidas em qualquer período gestacional. No Pará foram disponibilizadas pouco mais de um milhão de doses da vacina. Desde que a campanha teve início, no dia 25, a procura pela imunização tem sido grande nos postos de saúde da capital.

Ontem, na Unidade de Saúde da Pedreira, muita gente buscou a vacina logo cedo. A aposentada Maria Oneide Ribeiro disse que valeu a pena esperar alguns dias para ir tomar a vacina. “Esperei diminuir um pouco a fila. Hoje (ontem) foi bem rápido e as pessoas foram muito atenciosas”. A manicure Maria da Silva destacou a importância da campanha. “A vacinação é muito importante, principalmente nessa época de chuva que a gente precisa se prevenir”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o “Dia D” é uma maneira de intensificar a vacinação, facilitando o acesso à vacina através de postos de vacinação instalados em locais públicos da cidade e onde há grande circulação de pessoas idosas e gestantes.

Em Belém e na região das ilhas, cerca de 1.600 pessoas estarão envolvidas na vacinação em todas as unidades de saúde. A meta da campanha – que vai até o dia 13 de maio – é vacinar 80% da população brasileira de idosos. Segundo dados do Ministério da Saúde, devem ser vacinados em Belém 116.409 idosos, 18.307 gestantes, 36.075 crianças, além de 18.689 trabalhadores da área da saúde.

Fonte, Diário do Pará

Governo reduz casos de malária em Anajás

Os casos de malária registrados no município de Anajás, no Arquipélago do Marajó, norte do Pará, tiveram uma redução significativa nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2010, foram notificados 8.838 casos no município, número que caiu para 3.720.

Bernardo Cardoso, coordenador de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), explicou que essa diminuição se deve, em grande parte, à intensificação das ações desenvolvidas pelo Programa de Controle da Malária no Pará, por meio dos laboratórios flutuantes, que atuam principalmente na região do Marajó.

São utilizadas 40 embarcações, lotadas de agentes comunitários e microscopistas, que vão até as comunidades mais carentes para detectar novos casos da doença e realizar o tratamento em pacientes afetados. O programa, criado em 2003, no primeiro governo de Simão Jatene, atua nos municipios de Anajás e Curralinho (no Marajó), Oeiras do Pará (no Baixo Tocantins) e nos garimpos da região de Itaituba (oeste do Estado).

Os agentes fazem o exame para detectar ocorrências e iniciam o tratamento daqueles que já adoeceram. “Com este trabalho, temos conseguido uma redução expressiva dos casos, porque ao mesmo tempo em que a gente trata o paciente, faz a prevenção na área e evita a proliferação da doença”, ressalta Cardoso.

Segundo ele, a média de pacientes atendidos nas regiões onde o laboratório flutuante atua é de 400 a 600 por dia. “Com o atendimento feito no local, conseguimos diminuir também o número de pessoas que antes se deslocavam para Belém”.

No ano passado, o Pará registrou o maior número de casos de malária entre os Estados da Amazônia Legal. “O ano de 2010 terminou com 135 mil casos da doença no Pará. Somente em Anajás, foram notificados 22 mil casos. Estamos reduzindo e pretendemos tirar o Pará desta lista negativa”, afirma Bernardo Cardoso. (Agência Pará)


Fonte, Diário do Pará

Redenção ganha nova universidade

Objetivo é absorver os estudantes que estão saindo do Ensino Médio a região

Um grande passo para transformar Redenção em cidade polo universitária foi dado na noite da última terça-feira (27), na Câmara Municipal. Os empresários do ramo educacional Reinaldo Gonçalves e Reinaldo William apresentaram aos representantes da sociedade, empresários, educadores e políticos do município, a Escola Superior da Amazônia-(ESAMAZ), com o objetivo de implantar a Universidade em Redenção.

Na apresentação do projeto, o professor Reinaldo Wiliam disse que mais de quatro mil alunos de Redenção estão terminando o ensino médio e as universidades existentes na cidade não absorvem todos estes alunos. Ainda segundo Wiliam, somando aos alunos dos municípios que compõem a região sul paraense, esse número aumenta para mais de 10 mil alunos.

Diante do seleto público presente na reunião, o empresário Sidney Pena, um dos proprietários do Park dos Buritis, anunciou a doação de uma área de 10 mil metros quadrados para a construção do polo da Universidade. Em contrapartida, a universidade deverá reverter o valor do terreno oferecendo bolsas de estudos para alunos carentes do município, que serão criteriosamente analisados e selecionados por uma equipe sob a supervisão do próprio empresário. A proposta emocionou a plateia e os diretores da Universidade, que aceitaram a oferta de Sidney Pena.

Um dos idealizadores do projeto de implantação da universidade no município, o ex-prefeito Mário Moreira, disse que o município de Redenção passou por vários ciclos, começou com o ouro, depois a madeira, passou para a pecuária, atualmente vive o ciclo do comércio, e o próximo passo será o de prestação de serviço, onde a cidade se transformará em cidade pólo universitário.

A princípio, a faculdade vai funcionar em regime de convênio com a prefeitura municipal e deverá funcionar nas instalações da escola São Jorge, que recentemente foi desativada pelo prefeito Wagner Fontes para reforma e reparos na sua estrutura. Os primeiros cursos deverão ser o de Enfermagem e Farmácia com vestibular já para o mês de julho. (Diário do Pará)


Fonte, Diário do Pará

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Redenção: Prefeitura aumenta largura das pistas da Av. Santa Tereza



Agora está faltando apenas a camada asfáltica

Homens trabalham diariamente para manter os canteiros limpos

A prefeitura de Redenção, através da secretaria municipal de obras, continua aumentando a largura das duas pistas da Av. Santa Tereza, que liga a Av. Brasil, no Centro, à Av. Araguaia, no setor Entroncamento.

Na avenida existe número grande de lojas, principalmente concessionárias de automóveis, com movimento intenso, por isso a necessidade de aumentar a largura das duas pistas. Os operários já concluíram a base, que foi feita de pedra, agora vem à camada asfáltica.

LIMPEZA
Os operários da equipe de manutenção da limpeza dos canteiros centrais das ruas continuam o trabalho diariamente. Nesse período chuvoso o mato cresce mais rápido, porém os operários estão dando conta do trabalho e as ruas estão sempre limpas.

“Manter os canteiros limpos é contribuir para evitar a proliferação de doenças. A prefeitura está sua parte, agora a população precisa contribuir não jogando lixo nos canteiros”, frisou o prefeito Wagner Fontes, que determinou o trabalho intensivo de limpeza dos canteiros públicos.

Fonte, Otávio Araújo

Coluna - 25 de abril de 2011



DITO: O preocupante é quando o governo federal diz que saúde e todos os setores do país estão bem. Não estão. Estados e municípios precisam com urgência de apoio. Do senador Flexa Ribeiro em ser Twitter: @senadorflexa.

Tititi, teretete, etc e tal...


ALACI CORRÊA

Uma boniteza... Aquelas pessoas que fazem o bem sem esperar contra partida.

Uma língua afiada... é capaz de machucar os fracos de espírito, mas fortalece os fortes de personalidade.

Uma mente privilegiada... é a do mestre, Dr. Zeno Veloso.

Uma decepção... Belém não ter sido escolhida sub-sede da copa do mundo. Se nossa capital fosse escolhida, teríamos um crescimento espetacular.

Uma alegria... Quando estou reunido com toda minha família.

Fico P da vida quando... Não consigo que me compreendam.

Fico bobo e babão quando... Estou com meus netos.

Não vivo sem... telefone celular.

Viveria muito bem sem... Ter motorista, mas estou sendo muito cobrado.

Quem é o cara? Meu primo e amigo Oscar Rodrigues.

Quais são os malas? São muitos, mas não posso falar.

Minha cidade predileta é... Igarapé-miri, minha cidade natal.

Meu prato preferido... Filhote ao molho de alcaparras.

Perco a cabeça quando... Vejo alguém com um procedimento errado e não posso corrigir.

Uma saudade... Do meu pai, o maior empreendedor que conheci.

Um sonho... Ver o Grupo Nazaré na 5° geração.

Uma mania... Assistir televisão e o máximo de jornais pra ficar sempre atualizado.

Quem tem poder? Somente Deus.

Quem tem personalidade? Meu amigo Osvaldo Nasser Tuma.

Quem tem charme? Maria Neusa, minha esposa

Quem é sexy? Aquelas mulheres que tem bom gosto em se vestir com simplicidade e pouca maquiagem.

Quem tem preparo? Todos aqueles que se dedicam e se empenham em aprender e que conseguem converter na prática

E quem não tem? Todos que não sabem aproveitar as oportunidades e que não absorvem os conhecimentos dos mais experientes.

Antes de morrer vou... Deixar terminada minha biografia.

Quem é Alaci Corrêa? Um homem simples, mas muito rigoroso para ver as coisas corretas em quaisquer circunstâncias.

NEWS:


· Próxima quarta tem inauguração do Toca Sushi Lounge, que vai estar ali na Galeria Bangalô, na Braz. O diferencial fica por conta do horário de funcionamento. Isso mesmo, o espaço estará aberto diariamente até as duas da manhã. Bacana.

· Exagerou no domingo de páscoa? E mesmo assim não quer deixar de comer doces? Aí nossa dica: Toda Quarta- feira tem a “Noite do Fundue” na Bolo de Chuva, logo alí na Duque. E agora com a novidade do Fundue Diet, especialmente para os diabéticos e para aqueles que estão de dieta.

· Dia 6 de maio, a Associação Comercial do Pará, junto com o Conselho do Jovem Empresário e Conselho da Mulher Empresária, irão realizar grande festa para comemorar os 192 da ACP. O evento vai rolar na sede social da Assembléia Paraense.

· O chef e idealizador do “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, Paulo Martins, será o grande homenageado da 9ª edição do evento, que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, no Mercado de Peixe do Ver-o-Peso. Dez renomados chefs de várias regiões do Brasil foram convidados para visitar a capital paraense no intuito de aprofundar seus conhecimentos gastronômicos e conhecer as peculiaridades existentes na culinária do estado do Pará.

· Campeã mundial, Duda Yankovich representará o Brasil na disputa pelo título europeu da organização Mundial de Boxe. A disputa acontecerá no dia 29 de abril, na França, com transmissão em payper view para diversos países. A atleta e o treinador, Josué Distak, são patrocinados pelo energético Amazon Power, produto com selo Cerpa.

· A Pelé Club, Unidade Belém, deu largada às aulas de Pólo Aquático, uma novidade na capital paraense que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. A equipe da academia, gerenciada pelo professor Paulo Marcelo Rios, já comemora os primeiros resultados alcançados.

· No próximo dia 30, acontece o casamento de Danielle Oliveira e Gustavo Maués. A cerimônia religiosa acontecerá na Basílica Santuário, com recepção no salão nobre da AP. O bolo escolhido será confeccionado no atelier de Franciani Thill e receberá ornamentação com aproximadamente 200 rosas de açúcar.

· Maurício Azevedo é o novo Diretor de Convênios do Grupo Big Ben, a convite de Raul Aguilera. O grupo já conta com onze farmácias em Recife e está em fase de expansão em Fortaleza.

· O Capital Lounge, que passou a abrir durante a semana, para eventos em geral, entrou na onda das feijoadas no almoço de sábado. Quem já passou por lá, saiu dizendo que, além de adubada, é gostosíssima!

· A artista paraense, de Castanhal, Ângela Carlos está fazendo o maior sucesso em Recife e sendo aclamada pela crítica pernambucana. Atualmente a cantora está contratada da“Mangue e Tal Produções Artísticas” e realizou, na última semana, um showzasso com Danilo Caymmi no maior teatro de Pernambuco, o “Teatro Guararapes” em Olinda. Sucesso dela, orgulho nosso.

TUR:

· Fazendo jus à condição de capital mundial do Tango, Buenos Aires oferece uma enorme variedade de casas de Tango. É possível encontrar atrações para todos os gostos, e bolsos, em ambientes desde o mais sofisticado até o mais simples. Com tantas opções é preciso escolher algo que realmente valha à pena. A maior casa de tango em Buenos Aires é certamente o Señor Tango. A casa, aberta desde 1996, comporta 1.500 visitantes e oferece um magnífico show ao estilo Broadway com 40 artistas em cena. É uma explosão de música, canto e dança com som e iluminação de última geração.

Fonte, Blog do baca

A energia do Pará ?

É impressionante como a Celpa está voltando para a época de 2001.
Nessa época todo o estado tinha com a empresa uma má vontade, decorrente dos serviços que ela prestava.
Em 2002 e 2003, atuando com um relacionamento maravilhoso junto a meios de comunicação, poderes e a comunidade a Celpa foi revertendo essa imagem e me lembro que em 2004 ganhou até prêmios nacionais por conta de sua imagem.
Mas e hoje ?
Hoje a imagem da empresa não é nada boa. Apagões em várias cidades e o relacionamento com a comunidade deixado de lado fazem da empresa alvo de críticas constantes.
Uma delas publicada aqui neste blog, sobre a situação de uma unidade de tratamento de água que a prefeitura de Parauapebas já construiu e está pronta, mas não pode colocar em funcionamento por conta da falta de energia da Celpa. A estação irá beneficiar, segundo o prefeito Darci, cerca de 100 mil pessoas.
Quando ? Só Deus sabe. Ou melhor, a Celpa.
E agora vem também de Parauapebas outra queixa contra a "energia do Pará." É o temor de que falte energia para o Unique Shopping, que será inaugurado dia 18 de maio.
O pisca pisca no empreendimento é constante, e inaceitável já que ali vai funcionar o primeiro shopping do interior do estado.
Assim, com um relacionamento péssimo com a comunidade e com a luz faltando aqui e acolá, a Celpa volta a seus piores momentos.
Infelizmente.
Fonte, Blog do Bacana

Curtas

O Jornal do Brasil está comemorando 120 anos.


Corte de quase 50 por cento da verba para habitação afeta diretamente o Minha Casa Minha Vida e de quebra a economia. Tem gente que vai quebrar.


Pelé foi chamado para dar uma força a Copa brasileira.


Ganso desmente acerto com o Milan.


Ronaldo Fenômeno vai fazer jogo de despedida dia 7 de junho pela Seleção, com convidados integrando o time adversário. Vai jogar 15 minutos.


Protestos violentos em Tucuruí por paralisação em obras.


A Jac Motors, chinesa fabricante de veículos, está chegando em Belém.


Estréia o filme Thor no Rio.


Trump é desafiado. Querem saber se ele usa peruca.


Dutra deixa a presidência nacional do PT.


Alckimim defende fusão do PSDB, DEM e PPS.


Magazine Luiza levanta mais de 900 milhões com oferta de ações.


Segundo FHC Lula ' mama' na elite.
Fonte, Blog do bacana

30 defensores públicos serão nomeados em 19 de maio

Está perto do final a parte primeira de uma longa espera dos aprovados no último concurso da Defensoria Pública do Pará.

Pelo menos para os primeiros 30 da lista, que ainda não foi oficializada, a batalha terminará em 19 de maio, data em que o governador Simão Jatene nomeará os concursados.

A decisão foi tomada ontem pelo próprio governador do Estado, juntamente com o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho.

Fonte: Keila Ferreira - Casa Civil

STF: em caso de vaga assumem os suplentes da coligação

Em uma sessão em que ministros mudaram de opinião sobe o tema, o Supremo Tribunal Federal, por 10 votos a um, definiu que a vaga de parlamentar afastado deve ser preenchida pelo suplente da coligação, e não pelo do partido.

A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, que deu o seu voto defendendo o direito dos suplentes das coligações, em decisões liminares, havia determinado a posse de substitutos de partidos: mudou de ideia.

Comenta-se nos bastidores das togas que a mudança de rumo do STF se deu para arrefecer os ânimos do Congresso Nacional, que demonstrava nos últimos dias, de forma aberta, a sua insatisfação com a excessiva judicialização da política nacional.

Já estão em curso alguns projetos de emenda constitucional limitando a atuação do TSE e STF nesta seara e, havia consenso no parlamento que, caso o STF decidisse pela posse dos suplentes dos partidos seria, imediatamente, votada uma lei definindo, de forma clara, que o suplentes que assumem são os da coligação, conforme entendimento de décadas da Casa.

A decisão do STF, em consonância com o que pensa a Câmara Federal, sepulta a querela.

Fonte. Parsifal 5.0

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Priante apresenta projeto para BR-316

Os engarrafamentos quilométricos na BR-316, no trecho Belém-Ananindeua- Benevides, podem estar com os dias contados. É que o deputado federal José Priante (PMDB), na semana passada, levou ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, uma idéia revolucionária: a construção de duas rodovias paralelas à BR-316, que passariam a ser novas rotas alternativas para desafogar o trânsito na Região Metropolitana de Belém. O ministro gostou tanto da idéia que imediatamente mandou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit) elaborar os projetos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento, além do projeto executivo rodoviário. O ministro considerou que o empreendimento é viável e que se encaixaria dentro do orçamento e das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da presidenta Dilma Rousseff.


O traçado das Vias Expressas


A proposta levada por Priante prevê a construção de duas rodovias, por enquanto batizadas de Via Expressa Norte e Via Expressa Sul. Cada rodovia teria 25 quilômetros de extensão, pistas duplas, ciclovias, ficariam a 4 quilômetros distantes do traçado atual da BR-316 e envolveriam as cidades da Região Metropolitana de Belém.

A Via Expressa Norte seria construída entre Benfica e o Terminal Portuário de Outeiro (Porto da Sotave), passando pelos distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua. Essa via, segundo Priante, além de descongestionar o trânsito na região do Entroncamento, passaria a ser a principal rota de acesso de caminhões de carga ao Porto da Sotave. Com isso, esse terminal pode ser viabilizado como o maior complexo portuário de Belém.

Já a Via Expressa Sul seria construída entre Benevides e a Avenida Perimetral, em Belém, chegando às proximidades da Subestação da Eletronorte no bairro do Guamá. Essa via abriria uma nova rota de acesso a bairros com grande número de moradores, como Guamá, Jurunas, Terra Firme e Condor. Facilitaria também o acesso à Universidade Federal do Pará, à Universidade Federal Rural, à Embrapa e aos pequenos portos daquela região. E mais: a Via Expressa Sul seria interligada à Alça Viária, ampliando as rotas de tráfego aos motoristas.


Impacto no trânsito


No ano passado, estudo do próprio DNIT revelou que o trecho urbano da BR-316 é o mais perigoso entre todas as rodovias federais do país. Diariamente circulam naquele trecho mais de 50 mil veículos, entre automóveis, ônibus, vans, caminhões, carretas, tratores e até carroças. Como só existe uma rota rodoviária para entrar ou sair de Belém, todos os dias acontecem engarrafamentos quilométricos naquele trecho, infernizando a vida de milhões de motoristas, passageiros e moradores da região. “Nossa idéia é acabar definitivamente com o caos no trânsito da BR-316”, defende Priante. As Vias Expressas, segundo o deputado, retirariam diariamente de circulação pelo menos 70% dos veículos que trafegam por ali. “São mais de 35 mil veículos que sairiam da BR-316 e passariam a circular pelas Vias Expressas, descongestionando totalmente o trânsito na entrada e saída de Belém”, prevê Priante. “Ao retirarmos centenas de veículos pesados das principais vias de acesso à cidade o trânsito de Belém certamente dará um grande salto de qualidade”. Priante esclareceu que recorreu ao Ministério dos Transportes porque a BR-316 é uma rodovia federal, portanto, está sob a jurisdição daquela pasta. “É competência do Ministério dos Transportes solucionar problemas que afetam as zonas urbanas das rodovias federais, como vem fazendo em outras capitais, a exemplo do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, do Rodoanel de São Paulo e da Via Expressa do Porto de Salvador”, explicou Priante. Essas experiências, aliás, serviram de modelo ao deputado para propor a construção das Vias Expressas de Belém. Prazo e verbas Ainda não dá para estimar em quanto tempo as Vias Expressas de Belém serão construídas nem o custo das obras. “Isso quem vai dizer é o DNIT após a conclusão dos projetos determinados pelo ministro”, esclareceu Priante, acrescentando que Alfredo Nascimento encampou a idéia porque “não se trata de uma obra faraônica, de difícil execução ou de grande complexidade técnica”. As novas vias não são de grande extensão (apenas 25 km cada trecho), não vão passar por áreas de elevada ocupação urbana (o que reduz os gastos com eventuais desapropriações), tem impacto positivo na melhoria do trânsito e na economia dos municípios atingidos e, segundo Priante, certamente “contará com o apoio do governador Simão Jatene”.

Fonte. Blog do bacana

Emancipação

Parece que o governo Estadual anda receptivo com as lideranças do movimento pela criação de novos municípios no Estado. Pioneiro e Zenaldo são os nomes aos quais as lideranças afirmam ter conseguido apoio.

Se as expectativas forem verídicas, serão criados mais 46 municípios no Pará, que passará a ter 190 municípios. Isso é bom para os políticos de plantão que terão mais lugares para se candidatar! Hehehehe!Tudo indica que as eleições de 2012 já irão abrir tais possibilidades.


Das 46 novas cidades que o movimento pretende criar, 21 estão localizadas no sul e sudeste do Estado. Dizem que a decisão está mesmo nas mãos da ALEPA já que é lá que se decide pela criação de novos municípios, vem daí a confiança dos emancipacionistas!

Fonte. Blog do Bacana

Eleições pela internet

Em breve o cidadão poderá eleger o seu representante sem sair de casa. Talvez, a comodidade não aconteça primeiro no Brasil, uma das democracias mais adiantadas no que tange ao sistema eleitoral informatizado.

Este futuro poderá chegar primeiro na Bélgica, onde um grupo de cientistas da computação da Universidade Católica de Louvain concluiu um software com segurança digital suficiente para que o processo de votação no país possa ser feito via internet.

A criptografia embarcada no código não apenas permite que o eleitor exerça o seu direito de voto com segurança, como propicia que qualquer cidadão faça a auditoria da eleição.

Segundo Ben Adida, o idealizador do “Helios”, nome dado ao programa, este já foi usado na eleição para reitor da própria Universidade Católica de Louvain, na presença de pesquisadores da Universidade de Harvard.

Pesquisas de chaves criptográficas que garantam sigilo e inviolabilidade digital, vêm sendo desenvolvida há mais de 20 anos pela Católica de Louvain.

Neste processo, uma espécie de chave criptográfica chamada “chave homomórfica”, foi aperfeiçoado ao ponto de permitir que o programa que a usa proteja o sigilo do voto e produza, ao mesmo tempo, uma prova matemática de que a sua computação foi correta e única.

Segundo os criadores do programa, testes com o mesmo provaram que até os supercomputadores em uso atualmente, não conseguiram forjar chaves que pudessem fraudá-lo.

Os belgas estão debatendo a ideia de o país começar a testar o “Helios” em eleições diversas até que a população adquira suficiente confiança no mesmo para usá-lo nas eleições gerais.

Fonte. Parsifal

Provável fim das coligações proporcionais muda cenário eleitoral

Das propostas de mudanças na legislação eleitoralsugeridas pela comissão do Senado, poucas têm chances de vingar: umas porque os políticos não pretendem abrir mão de um sistema que os tem mantido, há anos, no poder, outras, e até as mesmas “umas”, porque a população não deverá compreender que a aplicação de algumas regras, como o voto em lista fechada, poderiam ser o início de uma salutar consolidação partidária.

Há certo consenso, todavia, que o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais deverá ser aprovado, já valendo, caso a lei seja sancionada até o final de setembro deste ano, para as eleições municipais de 2012.

Prevenindo-se desta mudança, a maioria dos partidos já começa a definir candidaturas majoritárias próprias, para que as respectivas chapas proporcionais não feneçam diante da ausência de uma “cabeça de chapa”.

O PMDB, há uma semana, tomou a decisão de estabelecer, como regra, o lançamento de candidatura majoritária própria em todos os municípios do Brasil. A exceção poderá ocorrer, mas, deverá ser evitada até o último minuto.

Ontem foi a vez do PCdoB tomar a mesma decisão havida pelo PMDB. Na esteira desta tendência, teremos, em 2012, a inauguração do ano em que poderemos estar iniciando, pelo menos por este viés, maior identidade programática aos partidos.

Fonte. Parsifal

O custo Brasil

Matéria do “Estado de S. Paulo”, reporta que “o alto custo da energia elétrica, a invasão de produtos chineses e os incentivos tributários concedidos por outros países estão deixando o Brasil em segundo plano na rota de investimentos de empresas multinacionais.”.

A matéria revela algo preocupante para o setor de empregos do Brasil: “a Rio Tinto Alcan está em negociações para instalar a maior fábrica de alumínio do mundo no Paraguai. A Braskem vai inaugurar unidade de soda cáustica no México e faz prospecção em outros países, como Peru e Estados Unidos. A Stora Enso abrirá em breve fábrica de celulose no Uruguai. A siderúrgica Gerdau Usiba, na região metropolitana de Salvador, esteve paralisada por causa do alto custo da energia. A Valesul Alumínio, em Santa Cruz (RJ), também ficou fechada pelo mesmo motivo.”.

Continua a matéria contando o desmonte do setor eletrointensivo nacional devido aos custos do insumo principal, a energia elétrica: “a Novelis fechou fábrica em Aratu (BA) e, segundo fontes, pode migrar para o Paraguai. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, está prestes a abrir filial em Trinidad e Tobago.”.

Ao final da matéria a reportagem opina que a questão não está no custo de geração, que no Brasil não é alto e sim no custo final, composto com a alta carga tributária assentada sobre a energia que movimenta as plantas industriais, que acresce em mais de 50% o valor da geração.

Revela o “Estado de S. Paulo” que “o custo da energia no Brasil é o dobro da média mundial: cerca de US$ 60 o megawatt/hora (MWh), contra US$ 30, segundo a consultoria Commodities Research Union (CRU).”.

Isto é um dos componentes do que se chama “custo Brasil”, que nos impede de ultrapassar a taxa de crescimento de 5% ao ano e obriga o setor econômico do governo a se desdobrar em malabarismo para conter o dólar e segurar a inflação com medidas paliativas.

Fonte. Parsifal

Vereador é executado em Água Azul do Norte

Um duplo assassinato sacudiu a cidade de Água Azul do Norte, no sudeste paraense, na madrugada de sábado (23). O vereador Adalberto da Silva, (PSDB), o 'Beto', paraense, 56 anos, e o funcionário público municipal Altino Neves de Sousa, maranhense, 41 anos, foram executados com vários tiros por dois homens, na frente de um matadouro de propriedade do vereador. Este é o quarto crime com características de encomenda registrado na cidade.


Em fevereiro deste ano, o vice-prefeito do município, Osvaldo Rogério da Silva, o 'Boca Rica', foi assassinado a tiros de revólver, por dois pistoleiros, em frente à sua residência, na zona rural de Água Azul do Norte. Em agosto do ano passado, o fazendeiro Vivalcy José Rocha, goiano, 65 anos, acusado de ser o mandante de várias mortes na região, foi executado com vários tiros na praça principal da cidade. Em 2007, o então chefe de gabinete da prefeitura, José Luiz Martins, o 'Bite', foi executado por pistoleiros. Até hoje, nenhum dos envolvidos nos assassinatos foi capturado pela polícia.


De acordo com a versão de testemunhas, no início da madrugada de sábado, 23, o vereador e o funcionário público chegavam em uma motocicleta ao matadouro para abater reses, como costumeiramente faziam, quando foram surpreendidos por pistoleiros, que estavam de tocaia nas imediações. O primeiro a ser atingido foi o vereador Adalberto da Silva, alvejado com dois tiros na cabeça. Depois de ser baleado, o vereador agonizou até a morte, enquanto o funcionário Altino Neves saiu correndo para pedir ajuda, sendo seguido de perto pelos assassinos do vereador. Antes de ser alcançado por seus algozes, à altura da ponte sobre o rio Água Azul, Altino teria feito várias ligações de seu telefone celular, informando que o vereador havia sido assassinado. O funcionário público foi morto friamente com vários tiros no peito.


O duplo homicídio está sendo investigado pela equipe do delegado Marcos Vinícius Camargo. Até o final da tarde de ontem, a polícia ainda não tinha pistas dos criminosos e desconhecia os motivos do crime. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá e em seguida liberados para sepultamento.


O corpo do funcionário público Altino Sousa foi levado para a cidade de Araguatins, no Tocantins, onde residem seus familiares. Já o corpo do vereador Adalberto da Silva foi sepultado no final da manhã de ontem, no cemitério municipal de Água Azul do Norte. Desde a tarde de sábado, 23, uma equipe da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) está na cidade investigando o duplo homicídio.


Fonte: O Liberal